Política Privada WSET

Escola de Vinho do WOW - Políticas WSET

Política de Diversidade e Igualdade

A Escola de Vinho do WOW está empenhada em defender os princípios da diversidade e da igualdade em todas as áreas do seu trabalho, procurando garantir que todos os alunos e outras partes interessadas sejam sempre tratados de forma justa e igualitária.

A Escola de Vinho do WOW assegura a igualdade de oportunidades para os alunos. Para este efeito, compromete-se a:

  • Promover o acesso aberto às qualificações WSET (tendo em conta a idade mínima legal para a compra a retalho de normas de competências em matéria de álcool e avaliação);
  • Permitir que os alunos com necessidades educativas especiais, deficiências ou lesões temporárias acedam a avaliações de WSET sem alterar as exigências da avaliação em conformidade com as nossas políticas de Ajustamento Razoável e Consideração Especial;
  • Ter uma política de diversidade e igualdade em vigor que promova o acesso livre às qualificações do WSET;
  • Coligir e monitorizar dados sobre a idade, sexo, etnia e acordos de acesso dos candidatos, de forma dissociada dos nomes dos mesmos.
  • Convidar os alunos e outras partes interessadas a discutir temas associados à diversidade.
  • Trabalhar com organizações relevantes, conforme adequado, desenvolver medidas de identificação e prevenção da desigualdade de oportunidades; e
  • Rever regularmente esta política para garantir que continua a cumprir os requisitos legislativos e organizacionais e está apto para o efeito.

Nota para o estudante

Os alunos que acreditam que podem ter sido injustamente discriminados pela Escola de Vinho do WOW devem comunicá-lo, primeiramente, ao Diretor da Escola de Vinho do WOW. O mesmo acompanhará de forma completa e adequada a situação.  Esta política está disponível para os estudantes mediante solicitação.

Se um aluno não estiver satisfeito com esta resposta, poderá referir-se à Política de Reclamações.

 

Política de Conflito de Interesses

Introdução

A Escola do Vinho, enquanto Fornecedor de Programas Aprovado (APP) para o WSET, identificará, reportará ao WSET, monitorizará e gerirá todos os conflitos de interesses que possam ter um efeito adverso nos programas e qualificações oferecidos pelo WSET.  A Escola de Vinho do WOW tomará todas as medidas razoáveis para prevenir e/ou mitigar tais efeitos adversos.

Este documento oferece orientações aos indivíduos envolvidos em atividades realizadas em nome da WSET (a organização adjudicante do Wine & Spirit Education Trust) que têm potencial para levá-los a agir contra os interesses da WSET na entrega, avaliação e atribuição das suas qualificações regulamentadas.

Define o que se entende por conflito de interesses, descreve tais conflitos de interesses no contexto de trabalhar com a WSET, identifica os conflitos de interesses que podem ser geridos e, por conseguinte, são aceitáveis e os que não podem ser geridos e são, portanto, inaceitáveis. Dá também exemplos de potenciais conflitos de interesses.

Âmbito desta Política

Esta política é aplicável a todos os membros do staff da Escola de Vinho do WOW envolvidos na entrega, administração e/ou comercialização de programas de estudo WSET que conduzam à qualificação do WSET, ou a staff da Escola de Vinho do WOW agindo em qualquer outra capacidade em nome da certificação WSET.

Esta política pode igualmente aplicar-se, nomeadamente, aos colaboradores, ou familiares dos colaboradores, da Escola de Vinho do WOW que faz o estudo dos programas WSET entregues pela Escola de Vinho do WOW e que conduzem à qualificação da WSET.

Esta política deve ser considerada em casos de conflito de interesses reais e percebidos.

Definição de Conflito de Interesses

Existe um conflito de interesses quando um indivíduo tem interesses ou ligações que podem influenciar negativamente o seu julgamento, objetividade ou honestidade em relação ao WSET, ao realizar atividades associadas às qualificações do WSET.

Estes podem surgir em muitos aspetos diferentes da atividade de uma organização adjudicante, tais como:

  • Um indivíduo cujos interesses pessoais ou ligações entram em conflito com o seu envolvimento no WSET;
  • Um indivíduo que recebe remuneração por serviços que entram em conflito com o seu envolvimento no WSET, e/ou
  • Um indivíduo cujos atos colocam os Prémios WSET numa posição de incumprimento das suas responsabilidades regulamentares.

 

Embora fosse impossível apresentar uma lista definitiva de cenários que apresentem potencial para conflito de interesses, exemplos de conflitos de interesses podem incluir:

  • A realização de qualquer avaliação dos candidatos por uma pessoa que tenha interesse pessoal na sequência da avaliação de qualquer ou todas as pessoas em causa;
  • A realização de qualquer moderação de avaliação de um aluno por um indivíduo que tenha interesse pessoal no resultado da avaliação de qualquer ou todas as pessoas em causa;
  • A defesa de alunos por um indivíduo envolvido no processo de avaliação;
  • A realização de uma qualificação WSET por qualquer pessoa empregada pela Escola de Vinho do WOW;
  • A vigilância de uma avaliação WSET por qualquer pessoa envolvida na entrega da formação que conduz à avaliação;
  • O emprego da Escola de Vinho do WOW de pessoas que se dedicam à entrega de programas lecionados ou ao papel de Assessoria Interna numa outra APP (Authorised Programme Provider);

Alguns destes conflitos de interesses podem ser geridos e, por conseguinte, aceitáveis. Por exemplo, quando um funcionário de uma APP, como a Escola de Vinho do WOW, se compromete com uma qualificação WSET, podem ser implementadas medidas para manter a integridade da avaliação, desde que esta tenha sido comunicada antecipadamente à WSET.

Alguns conflitos de interesses não podem ser geridos e não são aceitáveis. Por exemplo, seria inadequado que uma pessoa envolvida na compilação de documentos de exame ensinasse ou treinasse os alunos.

Identificação de Conflitos de Interesse

Qualquer indivíduo envolvido na entrega de qualificações WSET que tenha conhecimento de um Conflito de Interesses deve informar o WSET por escrito à QA@wsetglobal.com.

 

Gestão de Conflitos de Interesse

Se a Escola de Vinho do WOW não declarar um potencial conflito de interesses, isso constitui uma violação dos critérios WSET e as sanções podem ser aplicadas à Escola de Vinho no WOW como resultado da não declaração.

A WSET tem processos e procedimentos em vigor de forma a gerir conflitos de interesse evidente ou denunciado. Estes incluem o envolvimento exclusivo dos colaboradores da WSET na criação de todos os materiais de avaliação, moderação de todas as avaliações internas conduzidas pela Escola do Vinho enquanto "APP", assim como a moderação de todos os exames escritos não marcados por leitores de marcas óticas.

Pode haver outros casos de conflito de interesses para os quais o WSET não dispõe de procedimentos documentados. Tais casos serão tratados individualmente para garantir que a integridade das avaliações do WSET não seja comprometida.

A Escola de Vinho do WOW tem medidas em vigor para garantir que os conflitos de interesses não ocorram.  Todos os alunos que frequentam cursos de WSET na Escola de Vinho do WOW serão tratados de forma igual e sem vantagem injusta.  Em particular, os materiais de exame permanecerão num local seguro e selados até abertos no exame para garantir que ninguém tenha acesso às perguntas antes do exame. 

Quaisquer potenciais conflitos de interesses devem ser levantados com o Diretor da Escola de Vinho do WOW por escrito.  O Diretor determinará então se existe um verdadeiro Conflito de Interesses.  Se for identificado um potencial conflito de interesses, o WSET será notificado.  Se possível, será proposto e acordado um meio de mitigação desses conflitos de interesses com a WSET. 

Se um aluno não estiver satisfeito com esta resposta, pode referir-se à Política de Reclamações.

 

Política de Reclamações

Procedimento de Reclamações - O nosso compromisso consigo

Na Escola de Vinho do WOW os nossos clientes são importantes e acreditamos que, se um cliente deseja apresentar uma reclamação ou registar uma preocupação, deve ter direito a um serviço justo, rápido e cortês.

Foco

O objetivo da Escola de Vinho do WOW é assegurar que o seu processo de reclamações seja correta e eficazmente implementado, e que os queixosos se sintam confiantes de que as suas queixas e preocupações são ouvidas e intervencionadas de forma rápida e justa.

Objetivos

  • Os clientes estão cientes de como fazer uma reclamação e que a Escola de Vinho do WOW proporciona oportunidades de utilização fácil para registar uma reclamação.
  • Todas as queixas serão levadas a sério e tratadas de forma imparcial. Pretendemos ajudar os alunos na resolução de questões relativas a reservas, cursos ou não – preocupações relacionadas com o exame e a promover uma experiência positiva.
  • A Escola de Vinho do WOW fará o seu melhor para resolver as queixas dos alunos em tempo útil, com o objetivo de resolver uma queixa formal em 20 dias úteis ou menos. Por vezes, o processo pode demorar mais tempo. Os registos das queixas dos alunos serão mantidos por dois anos. Nenhum aluno será criticado ou repreendido por utilizar este procedimento de forma cooperativa.

Se tiver alguma reclamação ou preocupação que pretenda levantar, contacte o Diretor da Escola de Vinho do WOW (wineschool@wow.pt) ou ligue-nos para +351 220 121 226 e peça um formulário de reclamações.

Procedimento de Reclamações:

  1. O seu formulário de reclamação ou e-mail deve ser enviado por escrito, enviando um e-mail ao Diretor da Escola de Vinho do WOW wineschool@wow.pt (acrescentando referência: Reclamação).
  2. Estamos empenhados em lidar com a sua queixa sem qualquer discriminação ou preconceito. Por favor, note que a sua queixa será confidencial e se a sua queixa for em nome de outra pessoa, temos de saber que tem a sua permissão para tal, antes de podermos prosseguir.
  3. Por favor, forneça-nos os seus dados de contacto (endereço, endereço de e-mail, número de telefone), detalhes específicos da reclamação e quaisquer provas de apoio que possa ter ou detalhes de quaisquer tentativas anteriores que tenha feito para resolver a situação que motiva a sua insatisfação.
  4. A sua reclamação será tratada pelo Diretor da Escola de Vinho do WOW. Reconheceremos a sua reclamação no prazo de 3 dias úteis e tentaremos enviar-lhe uma resposta final no prazo de 20 dias úteis a contar da data em que a levantou connosco. Se não conseguirmos dar-lhe uma resposta final dentro deste prazo, enviaremos um ponto de situação, justificando o motivo da demora.
  5. Se tiver passado mais de seis semanas a partir da data da sua reclamação e não tiver recebido uma resposta final da nossa parte, ou se ainda estiver insatisfeito com a resposta que recebeu (em qualquer fase do processo), a sua queixa será remetida para a sede da WSET em Londres, Inglaterra.
  6. Se a resposta que recebeu não for satisfatória, poderá apresentar uma reclamação junto da equipa de Garantia de Qualidade da WSET sobre a Escola de Vinho do WOW via e-mail para QA@wsetglobal.com.

Por favor, note também que, de acordo com a Lei portuguesa, a Escola de Vinho do WOW dispõe ainda de um Livro de Reclamações Online, ao qual todos os alunos têm acesso.

 

Política de Ajustamento Razoável

Introdução

A WSET e, por sua vez, a Escola de Vinho do WOW procura avaliar todos os alunos de uma forma que os coloque em desvantagem, ou em benefício, em relação a outros alunos.

Um ajustamento razoável é qualquer ação que ajude a reduzir o efeito de uma deficiência ou dificuldade que coloca o aluno em desvantagem substancial na situação de avaliação. Os ajustamentos razoáveis são aprovados pela WSET e colocados em prática antes da atividade de avaliação; constituem um acordo para dar ao aluno acesso à qualificação. A utilização de um ajustamento razoável não é tomada em consideração durante a avaliação do trabalho de um aluno.

Âmbito desta política

Ajustamentos razoáveis não devem dar uma vantagem injusta sobre os estudantes para os quais não estão a ser efetuados ajustamentos razoáveis ou afetam a fiabilidade e validade dos resultados da avaliação, conforme descrito na especificação aplicável. Ajustamentos razoáveis podem implicar:

  • Alteração de acordos de avaliação padrão, por exemplo, permitindo aos alunos tempo extra para completarem a atividade de avaliação;
  • Adaptar materiais de avaliação, tais como o fornecimento de materiais em grande formato de texto;
  • Fornecer facilitadores de acesso durante a avaliação, como um intérprete ou leitor de linguagem gestual;
  • Reorganizar a sala de avaliação, como a remoção de estímulos visuais para um aluno autista.

Nota, o exame será na mesma língua do curso.  Solicitar o exame noutra língua não é considerado um ajustamento razoável. 

Solicitar um ajustamento razoável

A Escola de Vinho do WOW deve identificar, no momento da matrícula de um aluno, quaisquer necessidades especiais que possam exigir um ajustamento razoável no momento do exame. A Escola de Vinho do WOW deve apresentar ao WSET um formulário de pedido de ajustamento razoável, pelo menos oito semanas antes da data do exame, no caso das qualificações WSET nos níveis 1-3. As provas de apoio devem ser fornecidas com o formulário preenchido.

As disposições específicas para o próprio processo de exame, ou para marcação, serão acordadas em cada caso entre a Escola de Vinho do WOW e a WSET, e variarão de acordo com as circunstâncias individuais. A WSET reserva-se o direito de procurar o parecer de agências independentes, conforme adequado, para tomar uma decisão sobre disposições específicas. Por favor, note que a Escola de Vinho do WOW não pode oferecer ajustes razoáveis a qualquer aluno até que devidamente acordado com a WSET.

 

 

Política de Consideração Especial

Introdução

Consideração especial permite que os estudantes que provem doença temporária, lesão, indisposição ou circunstâncias adversas no momento da avaliação possam adiar a realização da avaliação.

Âmbito de política

Uma consideração especial não dará uma vantagem injusta sobre os estudantes para os quais não seja aplicada uma consideração especial ou alterará as exigências de avaliação da qualificação, conforme descrito na Especificação aplicável. Um estudante pode ser elegível para consideração especial se:

  • O desempenho numa avaliação é afetado por circunstâncias fora do controlo do candidato. Isto pode incluir doenças pessoais recentes, acidentes, luto ou condições de sala de exame;
  • As disposições de avaliação alternativas que foram acordadas antes da avaliação revelaram-se inadequadas;
  • A aplicação de consideração especial não favorece quaisquer confusões quanto à pessoa que realiza a prova ser a mesma que recebe o certificado.

Por favor, note que a WSET não fornece certificados 'Aegrotat' e que todos os requisitos de avaliação das qualificações WSET devem ser cumpridos.

Requerendo para consideração especial

A Escola de Vinho do WOW deve apresentar ao WSET, no prazo de 10 dias úteis, a data de avaliação para a qual se procura uma especial consideração. A elegibilidade só será considerada se acompanhada de documentação independente.

Em caso de perturbação grave durante o exame, o diretor da Escola de Vinho do WOW deve apresentar um relatório pormenorizado das circunstâncias e dos alunos afetos à WSET. Isto deve ser devolvido com os documentos de exame completos. A Escola de Vinho do WOW vai manter registos de todas as candidaturas para especial consideração.

Os alunos e representantes dos mesmos devem estar cientes de que não é apropriado fazer pedidos de ajustamentos razoáveis em que a dificuldade do aluno afete diretamente o desempenho nos atributos que são o foco da avaliação.

A Escola de Vinho do WOW vai manter registos de todas as aplicações de ajustamento razoáveis.

 

Política de Proteção de Dados

Como parte do WOW, a Escola de Vinho está incluída na sua Política de Privacidade, a qual pode ser encontrada online em:

https://wow.pt/privacy-policy/

De acordo com a Política mundial de proteção de dados, o WSET e a Escola de Vinho do WOW irão reter e armazenar os seus dados pessoais para efeitos de exame.  Isto inclui o seu nome, data de nascimento e um endereço de e-mail que é usado para registar um aluno na base de dados WSET.  Este endereço de e-mail é um  número de candidato único que a WSET armazena permanentemente. WSET não utiliza estas informações para nada, além de manter o registo de qualificações.

De acordo com os regulamentos da WSET, a Escola de Vinho do WOW terá de manter uma cópia dos seus cursos, bem como os nomes dos participantes e as datas de frequência dos cursos.  Estes dados serão armazenados por um período mínimo de 3 anos. 

 

Política de Cancelamentos e Reembolsos

Política de Cancelamento e Reembolso

 
1. O pagamento integral é exigido no momento da inscrição.  Os estudantes só serão registados depois de a Escola do Vinho no Novo Distrito Cultural (wineschool@wow.pt) ter recebido o comprovativo de pagamento, juntamente com um formulário de reserva preenchido, e o pagamento é recebido pelo nosso banco.  Os estudantes receberão então uma confirmação de reserva via e-mail. Não serão aceites reservas antecipadas.

2. Os pagamentos não são reembolsáveis.  
 
i.  Pode transferi-lo uma vez para outra pessoa ou para um curso futuro do mesmo tipo, se nos contactar (wineschool@wow.pt) 21 dias úteis ou mais antes da data de início por uma taxa de 50 euros mais o custo de qualquer material de estudo adicional que possa ser aplicável.  Se nos contactar após este período, não receberá um reembolso nem poderá transferir para outra pessoa ou para um curso futuro do mesmo tipo.
 
ii. Se a reserva de um curso confirmado for cancelada durante os 21 dias úteis anteriores ao início do curso, ou em qualquer altura após o início do curso, não será efectuado qualquer reembolso ou transferência das taxas do curso.

3. Por favor, note que todas as transferências estão sujeitas à disponibilidade em datas alternativas de curso/exame.

4. A Escola do Vinho no Novo Distrito Cultural reserva-se o direito de alterar a data de um curso ou cancelar um curso se o número mínimo exigido de alunos não for atingido. As datas alternativas serão notificadas 15 dias úteis antes da data prevista para o início do curso original. A taxa de inscrição que já foi paga pelo estudante será transferida para o novo curso, sem qualquer custo adicional. Caso as novas datas não fossem viáveis para o aluno, a taxa de inscrição será reembolsada na totalidade pela Escola do Vinho no Novo Distrito Cultural.

5. No raro caso, a Escola do Vinho no Distrito Cultural tem de cancelar um curso que lhe será dado a opção de se inscrever no próximo curso do mesmo tipo ou receber um reembolso total.  Esta decisão é tomada mais de 15 dias úteis antes da data de início do curso. A Escola do Vinho no Mundo do Vinho não cobre as despesas de viagem no caso de termos de cancelar um curso, uma vez que será dado um aviso prévio suficiente.

6. Não há reembolsos por falta de cursos devido a condições meteorológicas adversas ou circunstâncias pessoais.