Jul 5, 2024
Article

O que é o vinho do Porto

O que é o vinhodo Porto

O vinho do Porto é um dos vinhos mais icónicos do mundo. Isto é umfacto irrevogável.

Hoje em dia, por todo o globo, já é possível encontrar garrafas de diversas marcas de vinho do Porto distribuídas pelas prateleiras dos diversos supermercados. Mas nem sempre foi assim. A história do vinho do Porto passoupor diversos momentos e, sem dúvida, que o início da comercialização internacional, no ano de 1678, veio dar um novo ênfase a este vinho fantástico.

A partir de 1790, com a facilitação na navegabilidade do Rio Douro, começaram a aparecer no mercado algumas das marcas de grande mérito e extremaqualidade de vinho do Porto, cuja produção da uva era feita no alto Douro e o envelhecimento do vinho acontecia em Vila Nova de Gaia. Foi a partir de então que a reputação do vinho do Porto se reforçou e consolidou. Algumas casas têm-se destacado nesta senda, das quais nos permitimos mencionar a Taylor’s, a marca de vinho do Porto mais antiga e ainda em laboração até aos dias de hoje, com mais de 300 anos dehistória e de tradição.

Feito a partir das melhores uvas do Douro, é incontornável que este vinho é único e inconfundível: o clima, a localização, o terroir e o processo de produção conferem-lhe características irrepetíveis em qualquer outro local do planeta. Em nenhum território do mundo é possível fazer um vinho doPorto como o que é produzido no Douro, em Portugal e, só por isso, já é um grande vinho. No entanto, há muito mais para além disso - existem todos os sabores, toda a história, todo o percurso de um vinho, desde a plantação da uva até que o vinho chega finalmente ao copo para ser saboreado.

 

O Douro e as suas castas

Há dois mil anos que se produz vinho na região do Douro, sendo uma das mais antigas e mais belas regiões vitivinícolas europeias. Um aspeto interessante sobre o Douro é que, mesmo estando em constante mudança, a sua essência mantém-se inalterada ao longo do tempo.

Considera-se que existem cerca de 30 variedades de uva que podem ser usadas para fazer vinho do Porto, mas usualmente são cinco a seis as castas de alta qualidade utilizadas para a produção dos melhores vinhos.

Quanto ao envelhecimento do vinho do Porto, ele pode ocorrer de duas formas distintas: na madeira ou na garrafa.

Os vinhos do Porto que envelhecem em madeira são os:

·       Ruby,Ruby Reserva e Late Bottled Vintage

·       Tawny 10, 20, 30 e 40 anos ou comindicação de idade

·       Brancos Seco ou Doce

Os vinhos do Porto que envelhecem em garrafa são os:

·       Vintage

·       Crusted

Os aromas, sabores e os “tipos” de vinho do Porto dependem do processode envelhecimento. E só o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) podeclassificar e reconhecer um vinho do Porto.

 

Desde a origem

O vinho do Porto é feito a partir das uvas provenientes da Região Demarcada do Douro (RDD), delimitação territorial datada de 1756 e que é a primeira região vinícola surgida em todo o mundo. Esta marcação de território surgiu para regular a produção do vinho fortificado a que chamamos de vinho do Porto, mas hoje a RDD circunscreve a Denominação de Origem Controlada (DOC) dos vinhos do Porto e Douro. Estende-se por 250 000hectares, ao longo do Rio Douro e seus afluentes, entre Barqueiros e Barcad’Alva.

Aqui existe um declive acentuado no terreno ea quase inexistência de terra e de água. Portanto, cultivar vinhas nesta regiãodemonstra uma grande capacidade do homem de se adaptar ao território e deotimizar recursos. Para tornar o trabalho possível, são construídos socalcos epatamares monumentais e que criam paisagens geométricas e belíssimas.

A grandiosidade e estética ímpar da paisagemdo Alto Douro Vinhateiro (ADV) foi reconhecida em 2001 como Património Mundialda Humanidade da UNESCO.

 

Vinho fortificado

No que respeita ao método de produção, o vinho do Porto pertence à categoria dos fortificados. Isto é: recebe a adição de aguardente vínicadurante sua produção. Esse processo fortifica o teor alcoólico do vinho einterrompe o processo de fermentação, matando as leveduras do vinho. Dependendo do momento em que se dá esta interrupção, e também da uva que está a serutilizada, o vinho ficará mais ou menos doce. Os vinhos fortificados são líquidos com maior teor alcoólico e grande potencial de guarda.

Normalmente, cada estilo de Vinho do Porto é associado a um momento especial, a um prato gastronómico ou a uma celebração específica. No entanto,são tantos os estilos e os sabores que, hoje em dia, podemos apreciar um Vinhodo Porto diferente quase todos os dias.

Por isso, bom proveito e um brinde à vida. Com Porto, é claro!