Jun 11, 2024
Article

As quintas mais bonitas para visitar no Douro

As quintas mais bonitas para visitar no Douro

 

Muitas vezes, pensamos no Douro como um local remoto e longínquo, de difícil acesso e viagem longa. Mas, naverdade, se partirmos da cidade do Porto, demoramos apenas cerca de uma hora emeia a chegar à belíssima região duriense. É uma paisagem cultural, classificada Património Mundial pela UNESCO em 2001. Argumentos que fazem desta visita algo imprescindível.

É possível visitar o essencial do Douro em um só dia, mas as paisagens são de tal modo sublimes que aconselhamos a uma estadia maior, mais calma e relaxa. Por exemplo, dois dias românticos ou quatro dias em família.

Poderás visitar alguns locais indispensáveis, como o Peso da Régua ou o Pinhão, duas cidades bastante próximas e de fácil localização, apenas divididas pela estrada nacional 222, que foi declarada, em 2015, como a melhor estrada do mundo para condução. É imperdível, já que a via surge marginal ao rio Douro, acompanhando as suas curvas e serpenteando a montanha. Algo único e exclusivo!

 

Vistas sedutoras

Mas este é só o primeiro encanto que elencamos. Restam ainda muitos outros locais a visitar para sentir quão belo é o Vale do Douro e as suas vilas e vinhas. Para começar, porque não percorrer alguns dos 14 miradouros existentes no Douro e fotografar a vista magnífica de cada um deles? Destacamos3 destes locais, devido à sua beleza e localização: o Miradouro de São Leonardo da Galafura, o Miradouro de São Salvador do Mundo e o Miradouro de Casal de Loivos. São paisagens de cortar a respiração!

Não obstante tudo o que aconselhamos previamente, sentir o Douro é sinónimo de visitar as suas vinhas e as suas quintas mais bonitas! Para isso, elaboramos uma lista das sete quintas mais deslumbrantes para visitar: percorrer as suas vinhas, talvez provar dos seus vinhos, quem sabe almoçar por lá e conhecer melhor a sua história.

Visita todas, mesmo que precises de ficar uma semana ou um mês. Mas não deixes de conhecer algumas das paisagens mais fascinantes do mundo.

 

Quinta da Roêda

A jóia do Douro. A Quintada Roêda fica localizada no Pinhão, no coração do Vale do Douro, e a sua entrada fica mesmo na ponte em frente ao hotel The Vintage House, um excelente local, aliás, para pernoitares, caso fiques mais do que um dia. O centro de visitas da quinta, localizado nos estábulos criteriosamente restaurados, é o espaço ideal para provar os vinhos do Porto da Croft. É possível também fazer um tour pelas vinhas e até mesmo participar das vindimas (em determinada altura do ano e sob marcação sujeita a disponibilidade). Esta é uma das quintas mais tradicionais do Vale do Douro e de visita obrigatória.

 

Quinta do Crasto

Uma experiência vínica de excelência. A Quinta do Crasto localiza-se em Sabrosa, pleno Vale do Douro, e os seus vinhos são fonte de premiação internacional. A visita a esta quinta permite conhecer as zonas da adega e das vinhas, o laboratório e ainda a Casa Centenária, onde poderás fazer uma prova comentada de vinhos. As visitas estão sujeitas a marcação prévia e confirmação, mas valem bem a pena!

 

Quinta das Carvalhas

Uma das mais emblemáticas doAlto Douro. Na Quinta das Carvalhas,os visitantes podem apreciar as vinhas e a sua paisagem vertiginosa, fazer passeios ou experimentar o programa de "birdwatching", ficando em contacto com a fauna local. É uma quinta belíssima para visitar em família, demorar um dia inteiro e ainda querer ficar para ver mais. A reserva prévia é aconselhável.

 

Quinta do Panascal

A origem de alguns dos melhores vinhos do Porto. A Quinta do Panascal é uma das primeiras propriedades na região a obter certificação biológica para as suas vinhas, onde são produzidos os vinhos Fonseca. Em 1992, foi ainda uma das primeiras a abrir portas aos visitantes, estimulando, dessa forma, o turismo na região duriense. Hoje em dia, é possível visitar a quinta utilizando um sistema deáudio tour em várias línguas. Assim, enquanto caminha pelas vinhas, o visitante desfruta de belas paisagens e do clima ameno que se faz sentir na primavera. Aquinta oferece cinco experiências diferentes: todas diferentes e todasincríveis.

 

Quinta do Pôpa

Um dos melhores miradouros doDouro. A Quinta do Pôpa abriu as suas portas aos visitantes em 2012 e proporciona experiências de enoturismo em absoluto. Recebe os seus visitantes de modo informal e acolhedor, possui espaços destinados a crianças e é pet-friendly. Com vistas soberbas parao rio, organiza provas de vinho e experiências gastronómicas. É um espaço que surpreende, ainda assim respeitando a tradição.

 

Quinta do Seixo

A casa do homem de capa negra. De design completamente renovado, a Quinta do Seixo é um local contemporâneo, na qual poderá fazer uma visita guiada à adega, àgarrafeira e aos lagares robóticos, complementada por meios multimédia que explicam todo o ciclo de produção do vinho. No final, a prova de vinho numa sala com uma vista panorâmica magnífica sobre o Douro. Localizada em Valença do Douro, Tabuaço, é um local perfeito para uma visita a dois.

 

Quinta do Tedo

Uma experiência enoturística deslumbrante. A Quinta do Tedo desenvolve visitas personalizadas, onde não faltarão ensinamentos sobre o vinho e os vários processos da sua produção. Em 2023 a quinta recebeu o certificado “Biosphere Sustainable”, atribuído pelo Instituto de Turismo Responsável. Epara quem quiser uma experiência ainda mais imersiva na sua paisagem eambiência, é até possível jantar e pernoitar na quinta.

 

Seja qual for a rota que decidas seguir para esta viagem surpreendente,não te esqueças que o Douro é uma região quente, especialmente durante a primavera e o verão. Leva água, chapéu e protetor solar, especialmente se viajares com crianças. De resto, é só deixares-te perder e encantar nestas paisagens absolutamente únicas em todo o mundo!

Já sabemos que as melhores memórias se guardam no coração, mas aconselhamos vivamente a que leves máquina fotográfica ou telemóvel: vais seguramente querer registar algumas das paisagens, já que a beleza é sumptuosa e sem paralelo.